Você já se sentiu frustrado alguma vez na vida? E na sua vida profissional, você já passou por frustrações na carreira?
A nossa vida é repleta de altos e baixos que precisamos saber contornar. Na vida profissional, isso não é diferente. Precisamos saber superar as barreiras.
Por isso, neste artigo daremos dicas de como evitar e contornar essas situações que podem ocorrer com qualquer pessoa, independente de seu cargo.
O que é frustração?
Segundo a psicologia, a frustração é quando você acredita com todas as suas forças que pode realizar ou conseguir algo e acaba dando errado.
A filosofia diz ser um tipo de esforço em vão, que vem de uma falta de autoconhecimento.
Mas profissionalmente falando, o que seria uma frustração? A frustração no ambiente profissional pode ser um sentimento de fraqueza perante a uma imagem.
Também pode ser uma imaturidade que, segundo a neurociência, não é visto como positivo para a imagem do profissional e pode ser o maior inimigo da sua carreira.
Exemplos de frustração no ambiente corporativo
Passar por uma situação frustrante é uma coisa que acontecerá com qualquer pessoa um dia, mas saber como lidar com essa situação é determinante.
Por isso, veremos alguns exemplos de frustrações no ambiente corporativo:
1. Esperar pelo aumento de salário
Essa sempre será a frustração número um no ambiente corporativo, pois os profissionais sempre esperam por esse momento e nem sempre o aumento chega.
Imagine que você trabalha na empresa a um bom tempo, faz seu trabalho da melhor maneira possível, não se atrasa, faz horas extras, está sempre pronto a ajudar e recebe somente os aumentos anuais chamados de dissídio.
Todo ano você fica à espera de ser visto pelo chefe, mas nada acontece. É frustrante mesmo.
Veja Também: Saiba como conseguir um aumento de salário
2. Aguardar a promoção de cargo
Segue a mesma lógica do primeiro exemplo, dedicação ao trabalho, esforço para ser sempre o melhor.
Então a empresa abre uma vaga de gerente, aquela vaga que você estava batalhando para alcançar, e eles contratam uma pessoa externa para ocupar aquele cargo.
É quase impossível não ficar frustrado com uma situação dessas, não é verdade?
Veja Também: Dicas para ser promovido na empresa
3. Saber que puxa saco se dá bem
Não tem coisa pior do que você ver uma pessoa se dar bem no trabalho porque “puxa o saco” do patrão.
Enquanto você está trabalhando duro para ter seu salário todo mês, a pessoa sobe de cargo e tem aumento de salário sem grandes esforços.
Isso com certeza pode gerar uma grande frustração.
Veja Também: Dicas para fazer seu marketing pessoal
4. Não estar no emprego que você queria
Essa também é uma grande causa de frustração no ambiente corporativo.
Afinal, você estudou alguns anos para se formar na sua profissão, fez estágios e agora está pronto para trabalhar na sua área.
Então você chega lá e vê que não era aquilo que você esperava. Aquela empresa não é tudo aquilo que o anúncio dizia e você fica frustrado de estar ali onde tanto sonhou, pois não era o que você estava esperando.
Esse tipo de frustração acontece porque você cria uma expectativa sobre como será atuar na sua área ou trabalhar em determinada empresa quando, na verdade, nada é tão perfeito assim.
Veja Também: Motivos para fazer um teste vocacional
Principais motivos de frustrações na carreira
Entenda alguns dos principais motivos de frustração na carreira:
- Falta de reconhecimento;
- Metas absurdas;
- Ambiente muito estressante;
- Pressão.
Esse tipo de frustração pode acontecer não só por parte dos outros, ou seja da empresa, mas também por parte do próprio profissional quando:
- Se cobra demais;
- Espera demais;
- Quer resultados que não busca;
- Tem insatisfação com tudo;
- Não se agradar com nada;
- Não comemora nenhuma conquista.
A frustração pode ser algo doloroso para o profissional, mas muitas vezes ele mesmo causa esse sofrimento por ter expectativas irreais.
Por isso, as situações devem ser sempre analisadas com cautela.
Dicas para superar frustrações na carreira
Se você se identificou com os exemplos anteriores, não precisa se preocupar: a frustração na carreira tem solução!
A seguir iremos dar algumas dicas para você superar esse problema e seguir avançando na carreira.
- Sempre tome cuidado para não cair na rotina, pois gostar do que faz é fundamental para ter um bom dia no trabalho;
- Seja grato pelo que você tem, mesmo que seu dia não tenha sido muito bom. Agradeça pela experiência e deseje que amanhã tudo seja diferente;
- Desapegue do que é ruim, conselhos ruins, pessoas negativas, atitudes erradas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Largue tudo isso, pois essas coisas só tendem a atrapalhar a sua carreira;
- Mude seus hábitos, se os caminhos que você está seguindo não estão te levando a lugar nenhum. Busque formas diferentes de chegar até onde você deseja;
- Pare de exigir do outro mais do que ele pode dar. Isso vale para você também, ninguém consegue abraçar o mundo, mas nada impede de você dar a volta nele devagar, porém, sempre em frente.
Agora que você já sabe identificar, evitar e como superar as frustrações na carreira você pode sair delas e até mesmo evitá-las.
Isso fará com que você tenha uma carreira mais promissora, livre de frustrações que só tendem a atrapalhar no ambiente corporativo.
Psicóloga especialista em recrutamento e seleção com mais de 15 anos de experiência.