Início » Carreira » Saiba quais emojis você não deve usar no trabalho

Saiba quais emojis você não deve usar no trabalho

emojis para evitar no trabalho

Você já ficou na dúvida entre usar ou não um emoji numa mensagem no trabalho? A verdade é que alguns emojis devem ser evitados no ambiente profissional.

As empresas Slack e Duolingo encomendaram uma pesquisa com mais de 9 mil profissionais ao redor do mundo e analisaram como eles usam os famosos símbolos no trabalho.

Veja quais emojis você deve evitar e entenda os riscos que os vários significados deles podem trazer.

A pesquisa

Em nome das empresas Slack e Duolingo, a OnePoll entrevistou 9.400 profissionais da Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Cingapura, Coreia do Sul, EUA e Reino Unido em junho de 2022.

E os resultados mostraram que há muito mais psicologia organizacional por trás dos emojis do que muitas pessoas podem pensar.

Mais de dois terços dos entrevistados usam emojis ao enviar mensagens para seus amigos (73%) e familiares (68%).

No local de trabalho as coisas mudam um pouco. 53% dos entrevistados afirmaram que usam emojis nas trocas de mensagens com os colegas de trabalho. Já 30% disseram não usar as figurinhas com o chefe.

Outro dado interessante é que 67% dos entrevistados disseram que se sentem mais próximos ao enviar mensagens para alguém que entende o emoji que está enviando.

Para os gestores e gerentes de RH, em média, 58% dos entrevistados disseram que o uso de emoji no trabalho permite que eles comuniquem mais nuances com menos palavras. Da mesma forma, 54% disseram que o uso de emojis acelera a comunicação no local de trabalho.

Entretanto, a mesma pesquisa chegou à conclusão de que alguns emojis populares são considerados proibidos dentro do ambiente de trabalho.

Piores emojis para usar na comunicação profissional

De acordo com a pesquisa, quatro emojis devem ser evitadas no trabalho, pelo risco de sugerirem mensagens com conotação sexual ou ofensiva:

  • Língua 🥵 👅
  • Emojis de beijo ou boca 😘 😗 😙 😚 💋
  • Emoji de fezes 💩
  • Beringela 🍆

Diferentes interpretações de acordo com o país

Outros aspectos do uso de emojis no trabalho podem ser menos intuitivos para profissionais que só trabalharam em um país.

Por exemplo, o “rosto ligeiramente sorridente” foi lido principalmente como “sentir-se feliz” (38%) ou um emoji indicando “positividade geral” (39%) em todo o mundo.

Mas alguns entrevistados disseram que ele denotava “profunda exasperação e/ou desconfiança” (14%). Mais profissionais americanos se sentiram assim, e menos canadenses, japoneses e sul-coreanos.

Embora observações profundas sobre emojis possam parecer tolas para alguns, estar atento aos desafios linguísticos pode ser útil para profissionais de RH que supervisionam locais de trabalho multiculturais.

Uma curiosidade é que o emoji da nota do dinheiro com asas (💸) significa perda de dinheiro para 28%, enquanto demonstra ganho para 31% dos entrevistados.

O emoji de pêssego (🍑) também pode ser interpretado como uma tentativa de flerte em vários países ou de forma literal, como costuma ocorrer em países da Ásia.

Emoji mais utilizado

O emoji da carinha sorridente (🙂) é o mais utilizado segundo o estudo. 38% das pessoas entrevistadas disseram usar esse símbolo para expressar felicidade e outras 39% para demonstrar positividade.

Emojis e Produtividade

Além de facilitar a comunicação, alguns emojis também podem melhorar o trabalho dentro dos grupos de WhatsApp da empresa ou outros canais.

Por exemplo, o símbolo de um guaxinim tapando os olhos (🦝) pode sinalizar de forma educada que uma publicação deveria ter sido feita em outro grupo.

Outros exemplos são:

  • 👀 = “dando uma olhada”.
  • ✅ = “feito”.
  • 🙌 = “muito bem feito”.
  • 👍 = “aprovado” ou “feito”.
  • ⚪️, 🔵 e 🔴 = indicam a urgência de um pedido.

Em canais para brainstorming, os profissionais do Slack usam o ➕ para dizer “concordo” ou “adicione meu voto a isso”.

Como usar emojis da maneira correta no trabalho?

Segundo a Unicode, atualmente existem mais de 3.600 emojis disponíveis e 92% da população online mundial usa emojis na comunicação.

O uso de emojis para a comunicação no trabalho é tão intenso que eles podem substituir o texto como o principal fornecedor de contexto nas conversas.

Mas isso também pode trazer alguns problemas. Como vimos, o uso de emojis pode se tornar confuso em algumas situações, e o potencial para mal-entendidos aumenta.

Por exemplo, quando alguém não entende o contexto de um emoji numa conversa, pode se sentir ofendido.

Portanto, utilize emojis que funcionam sempre e saiba com quem está se comunicando.

Para ser assertivo e se comunicar com clareza, você deve abandonar o sarcasmo e o humor fora de hora.

A dica é usar os populares ícones para complementar o texto, mantendo o contexto e o público-alvo sempre em mente.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.