Início » Carreira » Por que ter uma marca pessoal? Entenda os motivos

Por que ter uma marca pessoal? Entenda os motivos

Ilustração de profissional com uma boa marca pessoal

No ambiente competitivo de hoje, construir uma marca pessoal é fundamental. Por exemplo, cada vez mais os recrutadores usam as redes sociais durante o processo seletivo.

Mas, e se alguém faz uma pesquisa sobre você, o que aparece? Esses resultados são a primeira impressão que as pessoas terão de você.

Então, para restar mais dúvidas, veja alguns motivos para você construir uma marca pessoal e entenda a importância do conceito para sua carreira.

O que é marca pessoal?

Em resumo, a marca pessoal, ou personal branding, consiste numa base de valores, objetivos e características que você deseja incorporar e transmitir para as pessoas.

Todos nós conhecemos pessoas com uma marca pessoal bem desenvolvida. Os empreendedores Richard Branson e Elon Musk são bons exemplos.

Eles estabeleceram uma identidade no âmbito público, que permite aos outros ter um nível de compreensão bem clara sobre o tipo de pessoa que elas são.

Portanto, uma marca pessoal é construída a partir dos seus pontos fortes, talentos e competências.

Uma vez que você estabelece uma marca forte, se torna mais fácil construir uma boa rede de contatos e alcançar seus objetivos.

Veja Também: Saiba como construir sua marca pessoal

Por que é importante construir uma marca pessoal?

Ter uma marca pessoal permite que você mostre suas habilidades, qualidades e seu valor como uma autoridade em uma área de atuação.

Por isso, assumir o controle da sua marca coloca você no comando da narrativa e permite que você se apresente da melhor forma possível em um mercado tão competitivo.

Afinal, se você não criar sua própria marca, outras pessoas farão isso por você com base em qualquer informação que possam encontrar como internet, redes sociais ou contatos profissionais.

Motivos para construir sua marca pessoal

Uma marca pessoal forte oferece uma infinidade de oportunidades. Veja alguns motivos para construir sua marca.

Desenvolve sua autoridade

Ter uma marca pessoal ajuda a construir confiança com seu público. Ou seja, você pode se posicionar como uma autoridade ou um líder de pensamento em sua área de atuação.

Construir uma marca e usar o marketing pessoal para desenvolver sua imagem profissional é uma ótima oportunidade de mostrar ao seu público o que você sabe e por que você sabe disso.

Isso ajuda você a se diferenciar de outros que podem estar disputando as mesmas oportunidades.

Destaque no ambiente digital

O seu personal branding também permite que você seja encontrado mais facilmente. Mas com uma vantagem: você é quem tem o controle sobre o que essa busca retorna.

Afinal, se você não assume o controle sobre sua marca, as pessoas formarão suas próprias opiniões.

Por exemplo, se alguém faz uma busca sobre você na internet ela poderá encontrar seu blog pessoal, artigos que você escreveu em outros sites, participação em podcasts, depoimentos no LinkedIn e muito mais.

Desenvolvimento do networking

Ter uma marca pessoal oferece uma ótima oportunidade para expandir a sua rede de contatos.

O processo de fazer conexões com outras pessoas se torna mais simples. Afinal, sua marca mostra seus valores e suas habilidades, e as pessoas conseguem enxergar o valor disso.

As vantagens para a carreira são inúmeras: convites para entrevistas de emprego, parcerias, participação em eventos, entre outras.

Ajuda você a alcançar seus objetivos

Criar uma marca forte e autêntica aumentará suas chances de garantir entrevistas, ser promovido ou conquistar mais clientes para o seu negócio.

No mundo competitivo de hoje, as primeiras impressões realmente importam. Por isso, um bom branding pessoal é essencial para dar uma boa primeira impressão.

Quando você conhece alguém, seja na vida real ou na internet, você tem uma janela de apenas sete segundos para causar um impacto positivo. Não há espaço para erros.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.