Vantagens de ter um blog pessoal

COMPARTILHE
profissional escrevendo em seu blog pessoal

Um blog pessoal é uma excelente maneira de se destacar como profissional e ampliar o networking.

É uma ferramenta que pode atender a diversos tipos de objetivos. Mas será que vale a pena o trabalho?

Tire todas as suas dúvidas e conheça as vantagens do blog pessoal para sua carreira.

O que é um blog pessoal?

Um blog pessoal é basicamente um website que contém artigos, vídeos, tutoriais e imagens que geram valor para um determinado público.

Geralmente eles são segmentados por áreas ou nichos. Por exemplo: saúde, maternidade, gestão, alimentação, receitas, moda, entre uma infinidade de assuntos que podem ser abordados.

Muitas pessoas que mantém blogs pessoais utilizam essa ferramenta como forma de compartilhar seus conhecimentos, ganhar visibilidade, informar ou interagir com um público determinado.

Além disso, um blog pessoal pode ser monetizado, caso seu conteúdo seja interessante o suficiente para atrair leitores.

Com o crescimento do marketing de conteúdo, os blogs estão se tornando cada vez mais comuns. Além disso, se tornaram uma grande fonte de compartilhamento de experiências e conhecimento.

Tipos de blog pessoal

Antes de mais nada, é preciso saber qual tipo de blog você deseja criar.

Por isso, trouxemos algumas opções para você avaliar qual se encaixa melhor no seu projeto. Vamos à lista:

Blog de estilo de vida

Esse tipo de blog se baseia em compartilhar a forma como você vive e se relaciona com o mundo.

Geralmente os leitores se interessam em saber como é a sua vida e sempre voltam para acompanhar as novidades do dia a dia.

Então, você pode falar sobre moda com dicas de compras e estilo, sobre vida saudável mostrando dietas e treinos ou qualquer outro tema que se encaixe no seu lifestyle.

O mais importante é ter um storytelling bem planejado e contextualizado para que as pessoas entendam e se interessem cada vez mais.

Blog de curadoria

O blog de curadoria é aquele que aborda assuntos de um ramo específico. Então os escritores podem promover seus conhecimentos e habilidades no campo escolhido.

Já os leitores que acompanham esse tipo de blog esperam que sejam constantemente atualizados e informados sobre as tendências do setor em questão.

Blog de nicho

Neste estilo de blog o foco está em um nicho específico. Ele tem um pouco do tipo lifestyle e de curadoria, mas é mais direcionado para um público específico.

Sua principal característica é a autoridade do escritor sobre o assunto. Por isso, com esse tipo de blog é possível explorar cursos, conteúdos e palestras sobre o nicho que está sendo trabalhado e monetizar este conteúdo.

Blog profissional

O blog profissional servirá como portfólio dos trabalhos que você já realizou.

Pode ser usado também como uma vitrine para conquistar novos clientes. Principalmente se você for um profissional freelancer.

Este tipo de blog é usado para as mais diversas áreas de atuação como design, arquitetura, desenho, escrita, entre muitos outros.

Aqui você também pode trabalhar o antes e depois dos seus serviços para chamar ainda mais a atenção.

Blog de ensino

Este tipo de blog é voltado para conteúdo de ensino em determinada matéria ou ramo. Nele você pode disponibilizar a compra de cursos e materiais de qualidade para o público interessado.

Além disso, neste modelo você também tem a opção de trabalhar com tutoriais (conteúdo muito procurado hoje em dia).

Certamente o seu diferencial estará na qualidade do material entregue e na didática utilizada.

Vantagens do blog pessoal para a carreira

Com certeza você deve estar se perguntando por que criar um blog pessoal e quais os benefícios dessa ferramenta.

Por isso, listamos as principais vantagens para começar o seu blog agora mesmo. Confira!

1. Realização pessoal

Uma das principais vantagens de ter um blog pessoal é a possibilidade de falar sobre o que você gosta.

O melhor é que você não precisa investir muito. Talvez não gaste nada, dependendo da plataforma que escolher. Há diversas opções gratuitas, como o WordPress, o Blogger e até mesmo o LinkedIn.

Além de ser uma fonte de realização pessoal, o blog pessoal é uma ótima maneira de levar conhecimento a várias pessoas.

2. Fonte de renda extra

O seu blog pessoal pode ser uma fonte de renda extra. Você pode fazer parcerias com marcas ou com programas de afiliados, por exemplo.

Uma boa opção para quem está iniciando é o Google Adsense. Você se inscreve e após aprovação o Google gerencia os anúncios no seu blog.

3. Fonte de aprendizado

Com a prática da escrita, você irá desenvolver suas habilidades de comunicação.

Além disso, as pesquisas para novos conteúdos no seu blog serão oportunidades de aprender mais. Afinal, ensinar é uma das melhores formas de aprender.

4. Networking

Oferecer conteúdo relevante no seu blog é uma ótima maneira de ampliar seu networking.

Esse networking pode englobar marcas, personalidades do ramo e até mesmo os leitores. Eles podem se tornar grandes replicadores do seu conteúdo.

Por exemplo, se você escreve sobre temas relacionados à sua área de atuação, uma boa ideia é compartilhar no LinkedIn. Dessa forma, você pode ampliar ainda mais sua rede de contatos.

5. Construção da sua marca pessoal

A construção de uma marca pessoal serve para que você seja visto como um profissional de destaque na sua área de atuação.

Por exemplo, se você busca um cargo de liderança, ter uma marca pessoal forte é um bom começo. Afinal, líderes reais inspiram outras pessoas com sua autoridade.

Por isso, através do seu blog, você pode se tornar referência em um assunto. Além de ser bom para o seu marketing pessoal, isso pode abrir muitas portas no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *