O currículo lattes é um CV específico para a área acadêmica, sendo muito requisitado por universidades e instituições de pesquisa científica.
Apesar de muitos profissionais não saberem, este tipo de currículo possui diversas finalidades e pode auxiliar na carreira de quem é pesquisador ou acadêmico.
Você tem dúvidas sobre esse importante modelo de currículo? Então, veja a seguir tudo sobre o currículo Lattes.
O que é currículo lattes?
O currículo lattes ou curriculum lattes é um tipo de CV elaborado de acordo com os padrões exigidos pela Plataforma Lattes.
Criada e gerenciada pelo CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, essa plataforma é a principal base de dados utilizada por instituições e grupos de pesquisa para encontrar profissionais do meio acadêmico e pesquisadores.
O currículo lattes é um tipo de currículo que atende ao CNPq, por isso, é comum algumas pessoas chamar esse modelo de CV como currículo CNPq ou curriculum CNPq.
Independente do nome, trata-se de um tipo de currículo utilizado principalmente por quem é acadêmico e pesquisador.
Esse modelo é visto como um padrão em todo o país para currículos de acadêmicos e pesquisadores. Portanto, é adotado pela maioria das universidades, instituições de fomento e institutos de pesquisa do Brasil.
Isso porque o currículo lattes contém uma grande variedade de informações, assim como maior confiabilidade e abrangência sobre a carreira do profissional.
Veja Também: Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC
O currículo lattes é mais completo que o currículo vitae. Portanto, ao observar ambos os tipos de currículos é possível perceber que o cv lattes é mais longo e possui mais informações sobre a carreira do profissional.
Diferença entre currículo lattes e curriculum vitae
Primeiramente, é importante definir basicamente o que são os dois modelos de currículos.
O currículo lattes é a opção de cv mais completa que existe e é cadastrada diretamente em uma plataforma que integra um banco de dados de diferentes profissionais que atuam na área acadêmica e de pesquisa.
Por outro lado, o currículo vitae é a opção mais resumida das informações profissionais de um candidato.
Essa é a versão de currículo mais usada no Brasil e traz informações mais objetivas como experiência profissional, formação acadêmica, informações pessoais, idiomas, conhecimentos e atividades complementares.
Geralmente, o currículo vitae funciona como um cartão de visitas do candidato.
Sabendo disso, podemos observar que a principal diferença entre os dois tipos de currículos está no objetivo de utilização.
Enquanto o lattes é indicado para acadêmicos e pesquisadores que precisam registrar suas autorias ou coautorias em projetos, livros e pesquisas, o vitae funciona de forma mais simples e é recomendado para áreas que não exigem tantas informações.
Sendo assim, temos que as principais diferenças entre o cv lattes e o cv vitae são:
- CV lattes é mais longo que o cv vitae;
- O modelo lattes foi desenvolvido para acadêmicos e pesquisadores;
- O modelo vitae é o mais usado no país, pois é bastante funcional;
- O cv vitae oferece informações objetivas;
- O cv lattes oferece informações completas.
Para quem é indicado o Currículo Lattes?
Por ser um currículo mais completo, com uma grande riqueza de informações e que possibilita incluir projetos, pesquisas e livros, o currículo CNPq é indicado principalmente para acadêmicos e pesquisadores.
Lembrando que a Plataforma Lattes é utilizada como um banco de dados onde são cadastrados diversos currículos de profissionais pesquisadores e acadêmicos.
Logo, a própria plataforma integra todas essas informações e se torna um local de pesquisa para institutos, instituições e outros órgãos de pesquisa.
Portanto, esse tipo de currículo é ideal para pessoas que queiram construir uma carreira no mundo científico e tecnológico.
Sendo assim, se você é um pesquisador ou acadêmico de alguma área, não pode deixar de fazer o cv lattes.
Veja Também: Dicas para fazer uma boa palestra
Contudo, o currículo lattes serve para profissionais de qualquer nível de escolaridade, podendo ser estudantes, técnicos, graduados, mestres e doutores de diversas áreas.
O ideal é que o profissional tenha objetivos científicos e acadêmicos ao criar um cv lattes.
Vantagens de ter o currículo lattes
O currículo lattes é vantajoso para quem atua como pesquisador ou acadêmico.
Como já mencionado, esse tipo de currículo apresenta informações mais completas e precisas sobre um profissional. Portanto, as vantagens existem quando há uma necessidade em utilizar um currículo como esse.
Também é interessante mencionar que esse tipo de currículo precisa de aprovação da plataforma para que ele seja incluído no banco de dados.
Logo, essa etapa de verificação e confirmação das informações fornecidas faz do currículo lattes muito mais confiável.
Afinal, só pode ser incluído no banco de dados os currículos que possuem credibilidade e com informações verificadas.
Sendo assim, podemos destacar as seguintes vantagens de ter um currículo lattes cadastrado na Plataforma Lattes:
- Currículo mais completo que existe no país;
- Modelo padronizado e aceito por instituições de ensino e pesquisa;
- Reúne todas as informações necessárias sobre pesquisas, projetos e livros do profissional;
- É mais confiável, pois as informações cadastradas são verificadas antes do currículo aparecer no banco de dados da Plataforma Lattes;
- Pode ser cadastrado em uma plataforma, o que permite que muitas pessoas encontrem suas informações profissionais.
Como fazer o currículo lattes?
Criar um currículo lattes é tão simples quanto elaborar o cv vitae.
Diferente do vitae, o lattes é elaborado diretamente na Plataforma Lattes, logo, você não precisa se preocupar em utilizar um modelo ou criá-lo do zero, pois só precisará preencher as informações.
Mesmo sendo bem simples de fazer, criamos um passo a passo com todas as etapas para você criar e cadastrar seu currículo na plataforma. Confira!
- Acesse o site Plataforma Lattes por meio do link do currículo lattes (www.lattes.cnpq.br);
- Clique em “Cadastrar novo currículo” no menu lateral direito;
- Informa o país de nacionalidade, e-mail, senha e os digite os caracteres como na imagem.
- Preencha as informações e clique em “Próxima” ao final da página para preencher todo o currículo.
- Por fim, clique para enviar o seu currículo lattes para a plataforma.
Depois de enviar o cv lattes, você deverá aguardar até 24 horas para que o currículo apareça na Plataforma Lattes.
Assim que o seu currículo estiver disponível na plataforma, você poderá fazer login e alterar suas informações sempre que quiser, podendo incluir entrevistas, artigos publicados, apresentação de trabalhos, participação em eventos e muito mais.
Como consultar currículo lattes?
Para saber se o seu currículo já foi incluído na plataforma ou fazer uma pesquisa sobre determinado profissional, você poderá usar a ferramenta de busca da Plataforma Lattes.
Nesse caso, você poderá acessar a Plataforma Lattes, clicar em “Buscar currículo” no meu lateral direito e realizar a sua busca.
A busca deverá ser realizada com o preenchimento de algumas informações, como “busca por nome” ou “busca por assunto”.
Veja Também: Como fazer um currículo para primeiro emprego
Além disso, você deverá informar se deseja encontrar doutores, demais pesquisadores, país de nacionalidade e selecionar filtros, caso queira.
Agora se você quiser consultar o currículo lattes para atualizá-lo com novas informações, então você deverá ir até o site da Plataforma Lattes e clicar na opção “Atualizar currículo”.
Nesta opção, você será redirecionado para uma tela de login onde deverá informar CPF ou e-mail e senha para acessar seu currículo lattes.
Feito isso, basta atualizar as informações do seu currículo como preferir.
Viu só como é fácil criar e atualizar seu currículo lattes? Crie agora mesmo a sua versão de cv lattes e tenha mais essa opção para complementar a carreira.
Psicóloga especialista em recrutamento e seleção com mais de 15 anos de experiência.