Início » Testes » Teste de atualidades na entrevista de emprego: veja como se preparar

Teste de atualidades na entrevista de emprego: veja como se preparar

candidatos a uma vaga de emprego fazendo teste de atualidades

Você já participou de um processo seletivo onde era exigido fazer um teste de atualidades?

Em alguns casos, ter um currículo exemplar, inglês fluente e atividades extracurriculares pode não ser suficiente para conquistar a vaga dos sonhos.

É cada vez mais comum nas entrevistas a aplicação de atividades ou avaliações que testam se o candidato está bem informado sobre as notícias e os principais acontecimentos no mundo.

O objetivo do teste de atualidades

A finalidade do teste de atualidades é identificar se o profissional é capaz de tomar decisões mais certeiras.

Portanto, mostrar que está desinformado pode causar uma má impressão. Além disso, ter um desempenho ruim no teste pode fazer com que você perca pontos na seleção.

É claro que existem muitos outros critérios sendo avaliados em um processo seletivo. Mas os recrutadores sempre esperam que os candidatos tenham um mínimo de conhecimento da atualidade.

Afinal, no mundo globalizado em que vivemos, qualquer acontecimento tem um impacto enorme em diversas outras áreas.

Por isso, um profissional informado pode contribuir mais com a empresa em que for trabalhar.

Como funciona o teste de atualidades?

O teste de atualidades conta com questões de múltipla escolha e são realizados durante a entrevista, através da internet ou em dinâmicas de grupo.

Nesse último caso, o avaliador pode solicitar que o candidato avalie um acontecimento real e apresente possíveis soluções.

Dessa forma, aqueles que estão atualizados sobre o assunto serão capazes de fazer uma análise mais profunda do problema e listar saídas mais articuladas.

O teste de atualidades também é conhecido como teste de conhecimentos gerais.

As questões mais encontradas são relacionadas à política ou questões sócio-econômicas. Principalmente aquelas que acarretam impactos globais.

Vale lembrar que nenhum recrutador espera encontrar especialistas em economia ou política. O objetivo do teste é identificar candidatos que se preocupam em entender o que está acontecendo a sua volta.

Como se preparar para o teste?

Enquanto você se prepara para a entrevista, é importante reservar um tempo para se atualizar sobre questões de importância nacional e internacional.

Você pode, por exemplo, focar em questões sobre a área de atuação da empresa.

Mas não esqueça do básico. Leia notícias relacionadas à política, economia, educação, tecnologia, entre outros temas.

Muitas vezes, a rotina corrida dificulta a leitura diária de um jornal. Por isso, uma boa opção para não ficar de fora dos últimos acontecimentos é focar em portais de notícias.

Por exemplo, você pode acessar um portal de notícias e ler todas as manchetes para ter uma ideia geral do que está acontecendo.

Com relação aos destaques, leia a matéria inteira para se aprofundar um pouco mais sobre a notícia.

Basta reservar uns 20 minutos por dia para se manter atualizado até o dia da entrevista.

Outras alternativas são acompanhar contas confiáveis no Twitter, assistir noticiários na TV e acompanhar podcasts ou canais de notícias no Youtube.

No dia da entrevista, reserve alguns minutos para ler todas as manchetes do dia.

Lembre-se: você não precisa decorar ou saber os detalhes de tudo o que está acontecendo. Basta ter uma ideia dos fatos do momento.

Um ponto que merece atenção é que grandes acontecimentos históricos podem estar presentes no teste. Por isso, é importante conhecer as linhas gerais desses eventos.

Se prepare para temas específicos

É importante ter bom senso para se preparar para o teste. Por exemplo, se você atua na área de tecnologia, você deve dar atenção especial às notícias dessa área.

Entretanto, se você vai fazer entrevista para um cargo de tecnologia em um banco ou empresa de câmbio, é uma boa ideia se atualizar sobre temas como o dólar, bolsas de valores, entre outros.

Em suma, você deve estudar mais a fundo temas relacionados à sua área de atuação, mas não esqueça de ler sobre os temas relacionados à empresa que você deseja trabalhar.

Dicas para passar no teste de atualidades

Como já vimos, para passar no teste de atualidades você só precisar dedicar um tempo no seu dia a dia para ler as principais notícias.

Além disso, para aumentar suas chances de passar no teste, você pode seguir as dicas abaixo:

  • Não gaste muito tempo em um pergunta. Se possível, responda primeiro as perguntas que você sabe a resposta.
  • Leia todas as perguntas com cuidado. Ou seja, tenha certeza de entender exatamente o que é necessário antes de responder.
  • Ouça todas as instruções dadas pelo recrutador.
  • Se o teste for de múltipla escolha, marque suas respostas de forma clara, mas somente depois de ler e entender a pergunta.
  • Cuidado com as palavras que confundem, como “sempre”, “nunca”, “todos” e “ninguém”. Elas podem mudar a ideia do enunciado.
  • Se você não lembra a resposta para uma pergunta, passe para a próxima. Quando você voltar para a pergunta depois, talvez se lembre da resposta.
  • No dia do teste, mantenha a calma. Se você controlar o nervosismo, suas chances de ir bem serão maiores.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.