Início » Carreira » Falar bem em público pode aumentar suas chances de ser promovido

Falar bem em público pode aumentar suas chances de ser promovido

profissional falando em público no trabalho

Falar em público é uma competência importante na vida profissional, e isso pode aumentar suas chances de conseguir uma promoção no trabalho.

Mas para muitas pessoas, expor suas ideias para um grupo é um pesadelo. Seja por timidez, insegurança ou medo de cometer gafes, falar em público se torna uma missão impossível.

Entenda porque você deve desenvolver a habilidade da oratória para avançar na carreira e veja algumas dicas para começar agora mesmo.

A importância de falar bem em público para a carreira

Muitas pessoas que procuram cursos de oratória querem aprimorar essa competência para o desenvolvimento profissional.

Afinal, para liderar pessoas, você precisa se comunicar com clareza. Ou seja, é muito difícil ser um líder sem saber falar em público.

Essa habilidade é essencial para delegar tarefas e motivar a equipe, por exemplo.

Um exemplo prático

Imagine que você é um candidato para uma promoção de cargo na empresa. Nesse novo cargo você terá que liderar uma pequena equipe, além de falar com alguns clientes diariamente.

Você tem um bom currículo e apresentou bons resultados na empresa. Mas durante as reuniões de trabalho, você sempre fica nervoso e se atrapalha com as palavras. Ou pior, nunca fala nada por timidez ou medo de errar.

Nesse cenário, você terá muitas dificuldades para ser considerado para a promoção. Provavelmente será escolhido um outro profissional que expõe de forma clara e segura suas ideias.

Falar em público é bom para o marketing pessoal

Como vimos no exemplo, quem expõe bem uma ideia está sempre fazendo marketing pessoal.

Por exemplo, o profissional que fala bem, de forma clara e direta, pode ser convidado para representar a empresa em um evento ou reunião com clientes.

O resultado é que esse profissional tem mais chances de mostrar serviço e conseguir uma promoção de cargo.

Isso sem contar que o fato de você saber se comunicar bem pode ajudar na hora de lidar com problemas.

Mesmo quando surgem alguns obstáculos, o bom comunicador não se inibe porque sabe que pode usar a comunicação a seu favor para buscar uma solução.

Como melhorar a habilidade de oratória para ser promovido

Agora que você já sabe a importância de falar bem em público, veja como melhorar essa habilidade para ter mais chances de ser promovido no trabalho.

1. Descubra qual o seu ponto forte

O primeiro passo para quem quer melhorar a capacidade de falar em público é descobrir qual é o ponto forte da sua comunicação.

Por exemplo, se você é um bom contador de histórias, aprimore essa competência. Da mesma forma, se a sua qualidade é discursar, você deve aperfeiçoar este potencial.

A regra geral para fazer um bom discurso em público é preparar o conteúdo e controlar o nervosismo.

Portanto, pesquisar mais sobre o assunto, organizar as ideias, praticar as falas e acreditar em si mesmo são técnicas infalíveis.

Quando o comunicador se sente seguro, o medo diminui e faz com que a adrenalina se transforme em energia para a realização de um bom discurso.

2. Saiba cativar as pessoas

Um ponto importante que vale destacar é que a comunicação competente não significa apenas falar corretamente. Você deve saber “vender o seu peixe”.

Às vezes, o comunicador não tem uma qualificação técnica para o diálogo, mas consegue cativar as pessoas.

Claro, a gramática é importante e você deve evitar gírias e vícios de linguagem ao expor suas ideias para um grupo.

Mas você também não precisa usar termos complicados e palavras difíceis para parecer mais inteligente. O importante é transmitir sua ideia e envolver as pessoas.

3. Faça um curso

Se você deseja melhorar sua habilidade de falar em público, que tal fazer um curso?

Um curso pode ser uma ótima maneira para você aprender a controlar a timidez, interagir com o público e saber falar durante as apresentações.

E mesmo que você esteja iniciando sua carreira, essa experiência pode ajudar você nos processos seletivos.

Afinal, você terá que passar por dinâmicas e entrevistas com gestores. Então, com segurança para falar, você terá mais chances de conquistar a vaga.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.