Como se destacar na Dinâmica de Grupo

COMPARTILHE
Dinâmica de grupo

Muitas empresas possuem processos de seleção que vão além da entrevista individual. É comum nos depararmos com processos que possuem diversas fases, incluindo a dinâmica de grupo.

Essas dinâmicas não existem por acaso, elas ajudam o selecionador a identificar melhor o perfil de cada candidato.

Qual o objetivo da Dinâmico de Grupo?

Quando você vai a uma entrevista de emprego, normalmente se trata apenas de perguntas e respostas sobre suas experiências, sobre sua vida e seu perfil comportamental.

Com esse tipo de entrevista é possível que um profissional de Recursos Humanos identifique algumas de suas características pessoais e de comportamento.

Mas é na dinâmica de grupo que o recrutador poderá ver como você se comporta na presença de outras pessoas, se é mais tímido ou expansivo, se prefere ser líder ou liderado, e isso ajudará na escolha do melhor candidato para a vaga em questão.

Com essas informações já podemos entender a importância dessa etapa no processo seletivo, e à partir de agora pensar em algumas medidas para se preparar melhor para a próxima dinâmica de grupo que você participar.

Preparação para a dinâmica

O primeiro ponto é avaliar bem a vaga, fazer uma pesquisa na internet para entender o perfil de pessoa que trabalha nesse tipo cargo pode ajudar bastante.

Por que isso é importante? Porque você terá uma noção de quais habilidades são importantes e focar em demonstrá-la mais do que outras.

Em um exemplo prático, suponhamos que você seja uma pessoa tímida, mas esteja concorrendo a uma vaga de vendas. Ao fazer uma pesquisa poderá perceber que é esperado desse profissional que consiga se comunicar facilmente e tenha pode de persuasão.

Se realmente for o que deseja, talvez seja necessário melhorar suas habilidades de comunicação e expansividade, além de sua argumentação. Mas se não houver proatividade para melhorar determinadas características, dificilmente você será aprovado na vaga que usamos de exemplo.

Veja Também: Como melhorar seu marketing pessoal

Mesmo que não tenha exatamente o perfil para a vaga, seja você mesmo, pois será de extrema relevância.

O condutor da dinâmica irá observar se você se esforça para tomar a iniciativa, se consegue desenvolver uma conversa com desconhecidos, e mesmo sendo tímido, poderá se destacar pelo seu esforço e proatividade.

Dicas para se destacar na Dinâmica de Grupo

Avaliou o cargo e se é isso mesmo que você deseja? Então vamos às dicas para você se destacar na dinâmica de grupo.

1. Qual a imagem que você deseja passar?

A nossa imagem é avaliada em todas as fases do processo seletivo, por isso, seja cuidadoso ao escolher sua roupa e acessórios para a dinâmica.

Empresas mais conservadoras esperam uma roupa mais contida, já as organizações descoladas não vão te desclassificar caso não esteja muito social.

Devem ser evitadas roupas curtas, muito abertas, coloridas e estampadas demais em qualquer ocasião.

Ainda no quesito roupas e acessórios, devemos lembrar que existem algumas empresas que fazem brincadeiras em grupos e essas atividades requerem mais movimento.

Mas como você só vai saber que tipo de dinâmica será realizada quando chegar no local, é melhor estar preparado para tudo.

Veja Também: Erros e Acertos numa Entrevista de Emprego

Ir de cabelo preso ou ter a possibilidade de prendê-lo, se for o caso, pode ajudar as mulheres, pois nada pior do que fazer uma atividade com o cabelo caindo no rosto, certo?

E aqui vai uma dica importantíssima para homens e mulheres: roupas que descem ou sobem muito ao se movimentar, sentar ou abaixar podem te deixar desconfortável, pois muitas vezes deixam uma parte das roupas íntimas a mostra. Cuidado com isso!

2. Ouça atentamente as orientações

Não seja o tipo de candidato que começa a atividade antes de ouvir toda a explicação sobre como deve proceder.

Esse tipo de atitude precipitada pode ser fatal, pois poderá cometer erros desnecessários, ou acabar fazendo perguntas que já foram feitas e explicadas mais de uma vez.

Fazer perguntas em si não é um problema, na verdade pode demonstrar que você está interessado em ter um bom desempenho. Isso só vai te atrapalhar se estiver sendo repetitivo ou desatencioso sobre o assunto.

Avaliação do candidato na dinâmica
Através da dinâmica de grupo os recrutadores podem conhecer melhor alguns traços da personalidade do candidato à vaga.

3. Evite conversas paralelas

Lembre-se que você está sendo observado e avaliado o tempo todo, por mais que esteja ocioso durante algum período, o recrutador observará a conversa dos candidatos.

As conversas podem ser importantes, mas quando fogem muito do ambiente profissional ou excedem a voz podem ser um ponto negativo para os envolvidos.

Por isso, tenha bom senso! Pergunte e responda o necessário, seja gentil e educado com os colegas mas não deixe que isso desvie seu foco e tire sua concentração, principalmente quando o recrutador estiver falando.

4. Seja confiante

O modo como você se expressa na fala e no comportamento serão determinantes na hora de ser escolhido.

Para demonstrar confiança, fale com clareza e faça gestos sutis. Não use gírias e tente manter uma linha de comunicação clara para todos.

Ser confiante não significa tomar todas as iniciativas e querer falar mais que todo mundo (na verdade, isso pode ser até negativo).

Confiar em si, te ajuda a se colocar bem quando for a sua oportunidade de falar. Você poderá aproveitar alguns ensejos para contar sobre suas conquistas profissionais e de sua experiência.

5. Trabalhe em equipe

Como falamos no início desse texto, a verdade é que muitas empresas fazem dinâmicas de grupo para avaliar como o candidato se comporta perante os colegas.

Hoje em dia o trabalho em equipe é muito valorizado nas organizações, pois existem muitas atividades que dependem de mais de uma pessoa para ser executadas.

Se você não souber trabalhar em grupo em uma atividade esporádica, como poderá desempenhar bem esse papel no dia a dia, em um ambiente que exige muito mais de você?

Querer se destacar demais, não querer participar muito ou até mesmo acabar fazendo tudo sozinho pode não ser o que o recrutador espera.

Trabalho em equipe
Durante a dinâmica, os recrutadores avaliam a apresentação pessoal, a capacidade de trabalhar em equipe e a criatividade dos candidatos.

Se for uma atividade que requer uma habilidade que você possui, se habilite para tomar a frente, mas mesmo “liderando” seja paciente em ouvir os outros participantes e tente utilizar as ideias complementares tanto quanto possível.

Você também não precisa liderar sozinho, pode haver mais de um líder no grupo e tudo bem, basta que trabalhem em harmonia.

Caso prefira não liderar, participe ativamente para agregar valor a atividade proposta. Expresse sua opinião mas não fique com raiva ou se afaste do grupo caso não seja possível utilizar suas ideias.

Não tenha medo das dinâmicas

Por fim, devemos ressaltar que usar uma das dicas acima isoladamente pode não gerar o resultado que deseja: a aprovação para o cargo.

O conjunto de comportamentos e atitudes será determinante para que consiga a vaga almejada.

Não tenha medo das dinâmicas de grupo, elas podem ser a oportunidade que você precisava para evidenciar grandes qualidades suas, então aproveite!

Fique muito atento a todas as orientações desde o início do processo e busque entender o que a empresa está procurando que você se sairá muito bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *