Como se apresentar no novo emprego

COMPARTILHE
Dicas para se apresentar no novo emprego

Se você vai começar em um novo emprego, pode ser que fique em dúvida sobre qual a melhor maneira de se apresentar.

Afinal, apresentar-se adequadamente é um passo muito importante na construção de relacionamentos profissionais e pessoais com seus colegas de trabalho.

Por isso, para ajudar você a causar uma boa impressão, selecionamos algumas dicas para você se apresentar no novo emprego.

Dicas para se apresentar no novo emprego

Antes de mais nada, você pode tentar descobrir como é realizada a apresentação de novos funcionários na empresa.

Em alguns casos o RH é o responsável, em outros o chefe ou líder da equipe é o encarregado da tarefa.

Mas, e se a empresa não tem uma política definida? Neste caso você mesmo precisar resolver o assunto.

Por isso, você precisa ser proativo e implementar algumas das dicas que vamos apresentar a seguir.

1. Peça para conhecer a equipe

Você já está no seu ambiente de trabalho mas ainda não foi apresentado aos seus colegas? Então não tenha medo de perguntar ao seu chefe se ele está disposto a apresentá-lo às pessoas.

Uma boa ideia é abordar o seu chefe casualmente, para não soar arrogante.

Em algumas empresas as reuniões para apresentar os novos funcionários são agendadas para o final do dia.

2. Tome a iniciativa de se apresentar

Seu chefe pode não estar disponível no momento, portanto, tente descobrir com quem você irá trabalhar e, em seguida, apresente-se, pessoalmente se possível.

Se você trabalha em uma pequena empresa, deve ser relativamente fácil descobrir com quem você irá trabalhar no dia a dia.

Uma vez que você estabelecer isso, certifique-se de se apresentar pessoalmente e ser o mais amigável e envolvente possível.

Sua introdução pode ser simples. Fale seu nome e o papel que está assumindo na empresa. Não esqueça de sorrir e olhar nos olhos das pessoas.

Também pode ser útil compartilhar um pouco da sua experiência, como por exemplo onde você trabalhou e o que fazia. Desta maneira, seus colegas terão uma noção de sua perspectiva e processos.

3. Conheça o organograma

Isso lhe dará uma ideia clara com quem você irá trabalhar, responder ou liderar. Por isso, se você trabalha em uma grande empresa, a estrutura de sua organização pode não ser imediatamente aparente.

Não tenha medo de falar com seu contato no RH para perguntar como encontrar o organograma da empresa.

Em alguns casos esta informação está disponível na intranet da empresa.

4. Reconheça todos em seu local de trabalho

Pergunte ao seu chefe com quem você irá trabalhar com mais frequência e tome cuidado extra para causar uma boa impressão.

Esteja disponível para quaisquer perguntas que eles possam fazer. Portanto, você deve estar receptivo a qualquer feedback ou insight que possam ter sobre seu papel na empresa.

Pode até ser uma boa ideia perguntar aos colegas de trabalho com quem você vai trabalhar com mais frequência para tomar um café ou almoçar para conhecê-los em um ambiente um pouco menos formal.

Portanto, comece com o pé direito e faça um esforço para reconhecer todos em seu local de trabalho, mesmo que seja apenas com um sorriso e um olá.

5. Envie um e-mail

Você não precisa falar com cada funcionário da empresa, mas depois de ser apresentado e conhecer a equipe, é sempre uma boa ideia enviar um email.

Não precisa ser nada complicado, algo como este exemplo:

Olá Maria, foi ótimo te conhecer hoje! Obrigado pelas informações sobre o envio dos relatórios que você forneceu.

6. Não se ofenda se você não for apresentado a todos

Você chegou ao final do seu primeiro dia e não foi apresentado a todos ainda? Calma, não leve para o lado pessoal se nem todos têm tempo para apresentações.

No ambiente de trabalho, as pessoas estão ocupadas e por isso as apresentações podem ficar para outras ocasiões.

Dependendo de seu status na empresa, muitas pessoas podem nem estar envolvidas no processo de contratação para o seu cargo.

Mas em algumas situações vale a pena tomar a iniciativa. Por exemplo, se você não foi apresentado a alguém que tomará decisões sobre seu salário, poderá determinar uma promoção no futuro ou é essencial para o seu trabalho.

Nesses casos é importante falar com seu chefe ou RH e pedir pelo menos uma introdução por e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *