Início » Currículo » Pensando em usar o ChatGPT para fazer o currículo? Cuidado!
Imagem de profissional usando o ChatGPT para criar o currículo

Pensando em usar o ChatGPT para fazer o currículo? Cuidado!

Muitos profissionais, inclusive os que estão entrando no mercado de trabalho agora, estão usando o ChatGPT para elaborar o currículo.

Mas segundo alguns profissionais de recursos humanos, isso é um ponto negativo.

Continue lendo e descubra se o ChatGPT é realmente a ferramenta ideal para você criar o seu CV.

Usando o ChatGPT para elaborar o currículo

O ChatGPT e outras plataformas de inteligência artificial estão prontos para revolucionar diversas indústrias. Isso não é mais novidade.

De acordo com o oitavo relatório anual “Class of” da iCIMS, muitos graduandos estão usando o ChatGPT para elaborar o currículo, mas podem não estar obtendo os resultados desejados.

A empolgação em torno da IA e do ChatGPT está se infiltrando no processo de candidatura a empregos, para melhor ou pior.

Quase metade (47%) dos estudantes universitários do último ano estão interessados em usar o ChatGPT ou outros bots de IA para escrever seus currículos ou cartas de apresentação.

Outro dado mostra que 25% da Geração Z já utiliza um bot de IA para ajudar a escrever seus currículos ou cartas de apresentação.

No entanto, eles devem proceder com cautela, já que quase 40% dos profissionais de RH afirmam que o uso do ChatGPT/bots de IA durante o processo de contratação é definitivamente um ponto negativo.

Desvantagens de usar o ChatGPT para criar o currículo

O ChatGPT é baseado em inteligência artificial, sendo “artificial” a palavra operativa aqui. Por isso, o conteúdo gerado pode conter erros ou imprecisões.

O próprio site do ChatGPT inclui avisos como, por exemplo, “pode ocasionalmente gerar informações incorretas” e “pode ocasionalmente produzir instruções prejudiciais ou informações tendenciosas“.

Como o ChatGPT só funciona com base no que você lhe diz, a qualidade das informações que você fornece determinará diretamente a qualidade das informações geradas para o currículo.

Ou seja, a ferramenta pode não produzir conteúdo que capture completamente o seu estilo de comunicação e personalidade.

Sendo assim, você corre o risco de ter um CV que não se destaque dos demais candidatos.

Pode até ser uma boa ideia usar o ChatGPT como um ponto de partida. Mas não se esqueça de que você deve revisar as informações do currículo que ele gera.

Faça correções e alterações sempre que necessário, para que ele reflita com precisão e eficácia sua experiência e objetivos de carreira.

Imagem da tela inicial do ChatGPT
Você não deve confiar 100% na IA para escrever um currículo porque ela pode gerar informações imprecisas ou não capturar completamente a sua personalidade e estilo de comunicação.

Devo usar o ChatGPT para criar meu currículo?

Nos testes que fizemos, foram necessárias várias tentativas para obter um resultado que não exagerasse ou inflasse o que eu estava querendo obter.

Por exemplo, nas experiências profissionais, ele inicialmente usou o termo passado em todos os casos.

Também tivemos que tentar várias vezes para garantir que o ChatGPT não incluísse coisas que eu não fiz de forma alguma na minha vida profissional.

Isso aconteceu principalmente no momento de incluir as habilidades no currículo.

Então, se pensar no tempo que gastei corrigindo ou guiando o ChatGPT, talvez fosse melhor usar a saída inicial como um rascunho e reescrever meu currículo sem a ajuda da IA a partir desse ponto.

A dica é sempre editar para garantir a precisão, certificando-se de que não está deturpando seu trabalho ou de mudar o seu perfil profissional.

Uma ajuda na criação do currículo, mas não a solução definitiva

O ponto que merece mais atenção é o fato de que muitas pessoas estão usando o ChatGPT.

Então, se você simplesmente elaborar o currículo como ele cria, é provável que seu currículo seja iguais aos de todos os outros.

Sendo assim, vale a pena usar o ChatGPT para escrever seu currículo?

Sim, desde que você use o ChatGPT como ponto de partida para quebrar o bloqueio de uma página em branco.

Mas usar a ferramenta como uma forma de criar um currículo finalizado, pode não ser uma boa ideia.

Por exemplo, se você é um designer gráfico, peça para ele escrever um currículo incrível para um designer gráfico em início de carreira.

Mas, a partir daí, você assume o controle. Coloque a saída em um documento do Google, por exemplo, e edite o máximo possível.

Portanto, se você está tendo dificuldade para começar ou precisa de ajuda para reescrever um tópico confuso, o ChatGPT pode ser uma excelente ferramenta para estimular a escrita, gerar um esboço e servir como guia geral.

Uma outra dica é usar a IA para corrigir erros de digitação e português no CV.

Mas, no geral, você não deve depender apenas da saída. O ChatGPT tem “alucinações”, às vezes, mesmo com seus melhores esforços.

E se você incluir esses erros em seu currículo, poderá se encontrar em uma entrevista sendo questionado sobre habilidades e capacidades que você realmente não possui.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *