Cartão Cidadão: para que serve?

COMPARTILHE
Agência da Caixa

Quer saber mais sobre o Cartão Cidadão, para que ele serve e suas diversas características? Então confira neste artigo como solicitar, desbloquear e também pedir a segunda vida do seu cartão.

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão (ou Cartão do Cidadão) é uma parceria do governo federal e da Caixa Econômica Federal com a finalidade de unificar os benefícios que os trabalhadores têm direito.

Essa parceria resultou na criação de um cartão magnético e tarjado que corresponde a cada indivíduo incluído nas leis trabalhistas, de acordo com as regras vigentes.

O cartão é utilizado para realizar saques em canais de pagamento autorizados pela própria Caixa Econômica Federal, por isso, está presente em todo o país.

De uso pessoal e totalmente intransferível, esse cartão funciona como um CPF para ter acesso aos benefícios sociais e trabalhistas, possibilitando consultas, movimentações e saques de alguns benefícios, tais como: PIS, FGTS, Bolsa Família, Seguro-Desemprego e Abono Salarial.

Para que serve?

Esse cartão tem como finalidade unificar os diferentes benefícios sociais e trabalhistas, tornando as consultas e movimentações mais fáceis.

Basta apresentar o cartão em uma Lotérica ou inserir em um caixa eletrônico da Caixa para consultar e movimentar valores dos benefícios.

Sendo assim, a principal finalidade desse cartão é proporcionar maior autonomia e facilidade nessas operações comuns aos trabalhadores brasileiros.

Quem tem direito?

O Cartão Cidadão é um direito assegurado a todos os trabalhadores com registro em carteira, assim como aqueles que possuem benefícios sociais disponíveis para saque, podendo ser Bolsa Família, Seguro-Desemprego, FGTS, entre outros.

Qualquer que seja o benefício social que você tenha direito, também é seu direito solicitar o cartão para ter maior comodidade na consulta e movimentações do seu benefício.

Como solicitar seu Cartão Cidadão?

Solicitar o Cartão do Cidadão é bastante fácil, você só precisa ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal ou ligar no telefone 0800-726-0207.

Em ambas as situações, você deve informar que deseja emitir seu Cartão Cidadão.

Para isso, você precisará informar o número do seu NIS (Número de Identificação Social). Sendo assim, já tenha em mãos essa informação.

Após solicitar seu cartão, ele será entregue no endereço informado por você no atendimento.

A Caixa Econômica Federal também oferece a possibilidade de retirar o cartão na própria agência, caso o seu endereço seja de difícil acesso.

Como desbloquear o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão chega ao trabalhador ou beneficiário bloqueado por motivos de segurança. Sendo assim, cabe a cada pessoa realizar o procedimento necessário para o desbloqueio.

Felizmente esse procedimento é bem simples e ensinaremos o passo a passo.

Você só precisa ligar para o telefone 0800-726-0207, que é o número de atendimento da Caixa. Pelo telefone, você ouvirá a opção “Desbloqueio do Cartão do Cidadão”.

Faça os procedimentos solicitados no atendimento para confirmar o desbloqueio. Nesta etapa, é comum que o atendente pergunte sobre dados pessoais para confirmar que é você mesmo. Logo após a ligação, o cartão estará desbloqueado e pronto para usar.

Após desbloquear seu cartão, o ideal é que você teste as funcionalidades para ter certeza que ele foi desbloqueado. Para fazer isso, vá até um caixa eletrônico da Caixa ou mesmo em uma Lotérica e consulte seus benefícios.

Como consultar o saldo?

Você pode consultar o saldo de três formas diferentes:

  • Presencialmente
  • Por telefone
  • Pela internet

Veja a seguir as três opções em detalhes:

Presencialmente: procure por um caixa eletrônico da Caixa, agência ou mesmo uma Lotérica para realizar a consulta.

Por telefone: ligue para 0800-726-0207 entre as 10:00 e 18:00 horas. Ao falar com um atendente, informe o benefício que deseja consultar e os dados solicitados para determinada consulta.

Pela internet: acesse o site do Cartão do Cidadão, preencha os campos em branco, informe o NIS e a senha da internet previamente cadastrada (você também pode cadastrá-la no momento da consulta clicando em “cadastrar senha”). Feito isso, basta procurar pelo benefício que deseja consultar e conferir o saldo disponível.

Como pedir 2a via?

Perdeu seu Cartão do Cidadão? Calma, você pode solicitar a segunda vida. Basta ligar para o mesmo número (0800-726-0207) e solicitar a 2ª via do cartão.

Você também pode fazer isso indo até uma agência da Caixa Econômica Federal. A entrega ocorrerá no endereço informado ou você poderá retirar na agência da Caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *