Erros e Acertos numa Entrevista de Emprego

Dicas para entrevista de emprego

A entrevista de emprego é uma etapa decisiva em que o candidato passa por uma verdadeira prova de fogo. Com a concorrência cada vez mais acirrada e o tempo cada vez mais curto, os recrutadores muitas vezes só dispõem de alguns minutos para realizar a entrevista. Neste curto espaço de tempo o candidato deve conseguir entrar em sintonia com o entrevistador e mostrar que é a melhor opção para a vaga.

Muitos candidatos, apesar de possuírem um currículo perfeito, acabam sendo prejudicados na entrevista por causa de pequenos detalhes. Estes detalhes, que às vezes parecem irrelevantes, podem custar a vaga de emprego até mesmo de candidatos mais experientes.

Estar preparado para a entrevista é a base para preencher todas as necessidades da vaga e garantir o emprego. Para ajudar na preparação, confira alguns erros e acertos comuns na entrevista de emprego.

Erros mais comuns na Entrevista de Emprego

Não demonstrar interesse ou entusiasmo: Respostas vagas ou curtas, não estar atento e concentrado e não saber responder algo que está no currículo são erros que podem destruir suas chances de conseguir o novo emprego. Antes da entrevista desligue o celular e fique atento à postura.

Perguntar sobre salário logo no início: No início da entrevista ou na primeira entrevista, caso o processo seja dividido em várias, é melhor escutar mais e responder os questionamentos. Mencionar salário ou benefícios não é um problema, mas isso pode ser feito ao final da entrevista.

Estar desinformado: O candidato deve procurar saber mais sobre a empresa antes da entrevista. Conhecer os valores, produtos, projetos, dentre outras coisas, demonstra interesse pela empresa e pela vaga.

Não olhar para o entrevistador: É muito importante estabelecer contato visual com o entrevistador durante a entrevista. Isso facilita a comunicação e demonstra interesse pelas perguntas e pela vaga.

Falar mal do antigo chefe ou empresa: Nunca fale mal do antigo chefe ou empresa. Mencione de forma moderada. Tenha cuidado também com informações sigilosas.

Não perguntar nada ao entrevistador: Na entrevista o candidato também deve fazer perguntas. Isto mostra interesse em conhecer os detalhes da vaga e é uma ótima oportunidade para conhecer as possibilidades de desenvolvimento na empresa.

Apenas falar dos pontos fortes sem mencionar exemplos claros: O candidato deve dar exemplos concretos de conquistas alcançadas nos empregos anteriores mas também pode mencionar alguns aspectos de seu perfil que podem ser melhorados ou desenvolvidos.



Acertos na entrevista de emprego

Chegar no horário: A chave é chegar no horário, nem antes nem depois. Chegar antes do horário demonstra ansiedade e chegar mais tarde demonstra falta de consideração.

Dizer a verdade: É importante que tudo o que você fala durante a entrevista esteja de acordo com o que está no currículo, e o mais importante: que seja verdade. Mentir no currículo ou na entrevista é um erro que pode custar o desejado emprego ou fazer com que você passe por situações constrangedoras.

Atitude: Os recrutadores sabem identificar um profissional com “sede” de resultados. As empresas adoram este tipo de profissional e prestam atenção à atitude do candidato na entrevista, além de seu histórico profissional. Fale de seus resultados, comente suas conquistas, dê exemplos, números e mostre como está disposto a resolver problemas no novo emprego.

Transmitir confiança: Se o candidato transmite confiança em si mesmo tem mais chances de ser contratado, de acordo com um estudo publicado en 2013 no Journal of Experimental Social Psychology. Responda as perguntas com entusiasmo e entenda que a entrevista é uma oportunidade de mostrar que você é a melhor pessoa para a vaga. Não encare a entrevista como uma prova ou interrogatório, isso só vai atrapalhar.

Vestir-se adequadamente: Fique atento à cultura da empresa. Atualmente muitas empresas adotam o estilo casual, mas cuidado para não exagerar. Tente descobrir o estilo da empresa antes da entrevista. Na dúvida, escolha uma roupa sóbria e sem cores chamativas.


Quer mais dicas para sua carreira? Siga o Carreira Fácil no Google+ e fique por dentro de oportunidades, dicas e notícias para sua carreira.

3 Responses

  1. Sergio Zanardi 12 de março de 2016 / 04:53

    Dicas simples e úteis para a entrevista de trabalho. Muito bom!

  2. Tania Soares 7 de fevereiro de 2016 / 20:45

    Ótimas dicas! Às vezes cometemos alguns dos erros citados sem nos darnos conta.
    É importante ficar atento pois um simples erro pode custar a vaga.

  3. Santana 4 de junho de 2015 / 08:59

    Muito bom o artigo. São questões muito importantes na hora de ser entrevistado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>