Início » Carreira » Como ser promovido no trabalho

Como ser promovido no trabalho

Promoção no trabalho

Ser promovido no trabalho é um desejo de muitos profissionais. Mas conseguir esse reconhecimento em meio ao cenário de incertezas e recuperação lenta da economia não é uma tarefa fácil.

A boa notícia é que você pode adotar algumas atitudes no dia a dia para aumentar suas chances de alcançar um cargo melhor.

Continue lendo e veja o que fazer para dar o próximo passo na sua carreira.

O processo de promoção no trabalho

O processo para alcançar um cargo melhor exige muita paciência e dedicação. Não existe uma fórmula mágica ou manual que garante a promoção no trabalho.

Cada empresa tem suas próprias regras e métodos para definir quem é promovido quando surge uma oportunidade.

Sendo assim, para receber a tão sonhada promoção você precisa estar preparado.

Alguns fatores como seu desempenho na empresa, motivação e qualificação podem ser decisivos na hora de ser o escolhido para subir na hierarquia.

O que os chefes consideram antes de promover um funcionário?

Dificilmente um profissional é promovido sem um bom motivo. Por isso, os gestores estão constantemente observando os colaboradores.

Então, como são escolhidos os funcionários que serão promovidos? Não é tão complicado.

Para isso, os gestores buscam sinais específicos de que um funcionário está pronto para uma promoção. Eles avaliam o desempenho e monitoram o progresso.

Portanto, pessoas com iniciativa e compromisso são quase sempre as preferidas para uma promoção no trabalho.

Mas é importante lembrar que o comprometimento não deve ser uma atitude que visa apenas a promoção. Na verdade, o comprometimento deve fazer parte da rotina do profissional.

Dessa forma, ele não irá procurar outro emprego após o primeiro obstáculo e certamente conseguirá crescer junto com a empresa.

Dicas para você ser promovido no trabalho

Você já sabe que o seu desempenho no trabalho, sua experiência e suas habilidades são requisitos importantes para conquistar uma promoção no emprego.

Mas você pode seguir algumas estratégias para potencializar suas qualidades e mostrar que é o candidato ideal para o cargo.

Então, se você deseja ser promovido no trabalho mas não sabe exatamente o que fazer, veja estas dicas para aumentar suas chances e impulsionar a carreira.

1. Entenda as práticas de promoção da empresa

Antes de mais nada, se você deseja crescer na empresa, o primeiro passo é entender quais são as práticas de promoção. O melhor lugar para buscar essa informação é no RH.

Fique atento aos anúncios de vagas abertas e processos seletivos internos.

Algum funcionário foi promovido recentemente? Descubra quais fatores influenciaram a decisão. Isso pode ajudar você a se preparar.

Se você deseja ocupar um cargo específico, é fundamental conhecer todos os requisitos e atribuições da posição. Assim você pode se antecipar e desenvolver as habilidades necessárias ou investir mais em qualificação.

2. Encontre um mentor para ajudar na sua promoção

O papel do mentor é auxiliar você a olhar para as coisas que você não consegue enxergar, e te ajudar a encontrar atalhos para o seu desenvolvimento profissional.

Portanto, tente se aproximar de um profissional experiente com quem você possa conversar abertamente.

Além de mostrar quais são as expectativas da empresa, o mentor pode:

  • Oferecer uma nova perspectiva profissional
  • Apontar suas fraquezas e mostrar como você pode evoluir.
  • Ajudar a definir seu plano de carreira
  • Desenvolver suas habilidades de liderança

3. Mantenha uma atitude positiva

Encare as dificuldades com boa vontade. Mesmo que a empresa tenha problemas de gestão, profissionais que enfrentam as dificuldades de forma assertiva e com boa vontade são privilegiados quando surge alguma oportunidade interna.

Por isso, ao invés de reclamar das mudanças, adapte-se a elas!

Ser flexível e saber se adaptar a novas situações, sejam elas positivas ou negativas, pode encurtar o caminho para uma promoção.

Quer um exemplo? Pense bem, quem você acha que seria o escolhido para ser promovido?

Aquele profissional que vive reclamando e foge das mudanças ou o profissional que enfrenta os desafios e tenta buscar uma solução, dando o seu melhor?

Para seu chefe notar suas habilidades de liderança é essencial que você tenha uma postura de líder, principalmente se a promoção for para uma posição gerencial.

Ter uma postura de líder aumentará consideravelmente suas chances de ser promovido

4. Seja profissional

Parece óbvio, mas muita gente acaba errando neste ponto.

Então, seja pontual, cuide de sua aparência, só prometa o que você pode cumprir. Além disso, ao invés de reclamar, proponha novas soluções para os problemas.

Fique longe de fofocas! Esta é uma das piores atitudes que você pode ter no ambiente de trabalho (e na vida pessoal também).

Lembre-se: Seu comportamento no ambiente de trabalho é fundamental para você ser respeitado e valorizado por seus colegas e chefe.

5. Invista no marketing pessoal

Sabe por que muitas vezes ótimos funcionários não conseguem ser promovidos? Porque apesar de desempenharem suas atividades corretamente eles se esquecem do marketing pessoal.

Por isso, anote todas as suas realizações. Crie o hábito de anotar iniciativas e tarefas importantes que você tenha cumprido.

Pode não parecer importante, mas ao longo do tempo esquecemos muitas coisas interessantes que fizemos no trabalho.

Por exemplo, você pode dar boas evidências do quanto está contribuindo para a empresa quando:

  1. Faz algo diferente e inovador que a empresa não tenha feito ainda.
  2. Aumenta a receita.
  3. Diminui custos.

É importante mensurar resultados. Não adianta apenas falar o que você fez, mas sim mostrar que resultados concretos suas ações trouxeram para a empresa.

Dica: Além de fazer um bom trabalho, construa um networking interno. As pessoas certas precisam saber o que você tem feito de bom.

Não esqueça de promover sua imagem profissional nas redes sociais, principalmente no LinkedIn.

6. Mostre seu trabalho ao gestor

Para ser promovido no trabalho não basta simplesmente realizar as atividades com qualidade. Afinal, a empresa já espera isso de qualquer funcionário.

Portanto, você deve fazer mais que o básico exigido. Por exemplo, aumente a sua produtividade entregando mais resultados com os mesmos recursos à sua disposição.

Dessa forma, você será visto como um profissional de alta performance que pode alcançar outros patamares.

Quando se sentir confiante, assuma outras atividades sem prejudicar o cumprimento da sua rotina ou interferir no crescimento de seus colegas.

Então, no momento certo, peça ao seu gestor uma oportunidade para conversar sobre o seu desempenho e mostre que você tem feito um bom trabalho.

7. Tenha cuidado com a imagem pessoal

A maneira como você se veste afeta muito a ideia dos outros em relação a você. A imagem pessoal influencia muito nas chances de conseguir uma promoção de cargo.

Por isso, se a empresa adota o estilo casual, você não precisa estar sempre usando roupas mais formais. É interessante se vestir de acordo com a cultura da organização.

O mais importante é mostrar que você está integrado com sua equipe até mesmo no estilo da empresa.

Uma dica é você ter como modelo a atitude de seus gestores e líderes.

8. Invista em qualificação

Você já ouviu a frase “conhecimento é poder”? Para ter sucesso na carreira você não pode deixar de aprender.

Por isso você precisa buscar continuamente novos conhecimentos e estar sempre atualizado, seja através de cursos, palestras, uma pós-graduação ou simplesmente leitura sobre assuntos relacionados à sua área.

Por exemplo, se você tem curso técnico, pode fazer uma graduação para impulsionar o currículo.

Mas você pode dizer: “a falta de tempo é um problema para mim“. Então faça um curso a distância.

Nem sempre sobra tempo e dinheiro para investir em capacitação e aprimoramento, mas hoje em dia, com a facilidade de acesso à internet, é possível ter educação de qualidade.

Você pode adquirir conhecimento sem gastar nada, e sem precisar sair de casa.

Em suma, quanto mais qualificado você estiver, mais preparado você vai estar para ser promovido e assumir novas responsabilidades.

Veja Também: Benefícios dos cursos online para a carreira

9. Seja proativo

A melhor maneira de conseguir uma promoção é mostrar que você é capaz de resolver problemas e assumir mais responsabilidades. Então, sempre que puder demonstre interesse por outras áreas.

Uma ótima dica para você se destacar e ser promovido é aprender outras funções, mesmo que elas estejam além da sua área de atuação.

Esse conhecimento pode ser útil quando surgir uma oportunidade em outro setor, para um cargo mais elevado.

Lembre-se: tornar a vida do seu chefe mais fácil poderá ajudá-lo na promoção.

O autoconhecimento também pode ajudar você a saber quais habilidades precisa desenvolver.

10. Saiba ouvir

Um dos maiores erros que um profissional pode cometer é achar que o feedback é sinônimo de crítica.

O feedback recebido, seja do chefe ou de um colega de trabalho, é muito importante para o seu desenvolvimento.

Afinal, se você souber aproveitar o feedback, poderá melhorar seu desempenho. Isso ajudará você a obter resultados melhores.

Por isso você precisa encarar o feedback como uma oportunidade de crescimento. Saber ouvir já mostra que você está interessado em se aperfeiçoar.

Então, após a reunião de feedback, trace um plano de ação para tratar os pontos que você precisa melhorar.

Estabeleça prazos e metas para tornar o acompanhamento mais fácil.

O que fazer quando não conseguir ser promovido?

Você fez tudo para ser promovido na empresa, mas quando a oportunidade chegou não foi o escolhido. Então, o que fazer?

Você poderia pensar em esperar uma promoção ou mudar de emprego, por exemplo.

A verdade é que essa situação pode ser bastante desanimadora. Principalmente quando você achava ter o perfil ideal para o cargo.

Mas a boa notícia é que é possível sobreviver a esta experiência com sua reputação intacta, e ainda se tornar um funcionário melhor.

O mais importante é não deixar a decepção atrapalhar seu desempenho no trabalho, mas transformar isso numa oportunidade para aprender mais.

Esse é o momento de mostrar que você tem inteligência emocional, uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho.

Portanto, a primeira coisa a fazer é não agir impulsivamente. Ficar deprimido ou com raiva não ajudará em nada.

Isso só irá justificar ainda mais a decisão tomada pelo seu chefe ou pelo RH da empresa.

Por isso, o importante é entender o motivo de não ter sido promovido. Se possível, converse com a pessoa que tomou a decisão.

Ouça, não fique na defensiva e aproveite isso como uma oportunidade de aprender sobre você e seu lugar na empresa.

Mas não esqueça de perguntar o que você pode fazer para garantir uma promoção no futuro.

Tags: Mais Lidas
COMPARTILHE

18 comentários em “Como ser promovido no trabalho”

  1. Muito interessante. Seguindo as dicas e trabalhando com empenho fica mais fácil subir na hierarquia. Estar preparado e ter um plano também são pontos importantes. Acredito que qualquer profissional deve estar pronto para ocupar um cargo mais elevado, já que as atividades e responsabilidades aumentam.

  2. Andreia Lopes

    Excelente texto. Dicas importantes para todo profissional que está buscando uma promoção de cargo.

  3. Acho que o erro de muita gente é buscar uma promoção pensando apenas no status. É importante ter consciência de que as responsabilidades (e a carga de trabalho) também vêm junto com o novo cargo.

  4. Francisco Galvão

    Parabéns pelo conteúdo! Na minha opinião, o que mais funciona para ser promovido é ser proativo, investir sempre em qualificação e manter uma boa relação com os colegas de trabalho.

  5. Ficar longe de “fofocas” e das “panelinhas” com certeza ajuda a ser bem lembrado quando surge uma oportunidade na empresa.

  6. Adorei! Além das dicas vocês mostram o que fazer quando a pessoa não consegue ser promovida na empresa.

  7. Samuel Castelo

    Este artigo é ouro! A ideia de usar o marketing pessoal para conseguir uma promoção no trabalho me chamou a atenção. Parabéns pelo ótimo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *